sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EPROINFO-unidade 3- trabalho em grupo: Vânia Lúcia, Francicleia e Magda Guimarães

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AULAS SOBRE O TRÂNSITO

Foi solicitado pelo Profº Dagoberto que realizássemos uma atividade prática em sala de aula com os alunos. Planejamos, pesquisamos e organizamos o material com antecedência. Enquanto era organizado essa parte, dia 10 de setembro, a colega Vânia reuniu com os alunos que iríamos trabalhar. Como estamos fora de sala de aula, decidimos não só assistir a aula de outro professor, pensamos em trabalhar na sala de informática da escola com alunos que têm dificuldades em ler e escrever, para isso contamos com a ajuda do Irmão Braz que selecionou os alunos de 5ª a 8ª série.
Convidamos 10 alunos para participar, por conta de que a sala de informática não dispõe de computadores funcionando em maior quantidade. Mesmo assim compareceram apenas 7: Jailton, Railson, Maria Janaína e Aldailso da 5ª série; Francisco Jonas e José Hermeson da 6ª série; André da 8ª série.
A atividade foi desenvolvida como o planejado. Explicamos a proposta de atividade, que foi compreendida pelos alunos. Em seguida, ouvimos os alunos através de algumas perguntas que fizemos relacionadas ao trânsito. Eles não sabiam conceituar o que era trânsito, mas após novas perguntas, eles conseguiram dizer que é a passagem de motos, carros e nós acrescentamos que é a passagem de veículos e pedestres.
Os alunos no início estavam um pouco inibidos, mas depois começaram a se soltar e foram bem participativos. Realizaram todas as atividades, embora apresentassem algumas dificuldades em ortografia e em teclar.
Dando continuidade, foi trabalhado um slide com situações-problemas que envolviam os sinais de trânsito, no qual eles responderam corretamente a todos os questionamentos com o auxílio das imagens.
Em seguida, assistimos a um vídeo da TV escola, fita nº 06 de Língua Portuguesa, volume 3, aula 33, muito interessante com a participação do Profº Pasquale, que fala sobre os sinais do trânsito e sua linguagem. Foi bem comentado e todos os questionamentos os alunos responderam atentamente. As atividades de escrita foram realizadas e o objetivo foi alcançado. Os alunos conseguiram escrever o que pensam e observar o que há de errado no trânsito de seu município.
Foi trabalhado também a leitura de um almanaque do Paranasinho do Portal do Professor e uma cruzadinha para verificar a compreensão dos alunos. Pode ser encontrado no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23850.
Por último avaliamos como foi à aula e os alunos escreveram que gostaram muito e que gostariam de participar novamente. A proposta envolveu todos os alunos, trabalhar este conteúdo e com o computador como recurso foi muito importante para eles, uma vez que tinham pouca intimidade com a máquina. É uma atividade que pode ser adaptada a outras séries e disciplinas, dependendo dos objetivos do professor e do conteúdo é claro.
Maiores informações sobre a atividade é só olhar no portal do professor.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=24358.

Nenhum comentário:

Postar um comentário