sexta-feira, 22 de outubro de 2010

 Relato da atividade 2-unidade 4
A presente atividade foi realizada conforme orientações do Profº. Dagoberto. Formamos o grupo na Escola Rosaura Mourão, composto por: Francicleia da Rocha Derze, Vânia Lúcia Melo Monteiro, Luzanira Matias, Caire Veras e Magda Guimarães.
Pesquisamos no Portal do professor, imprimimos e estudamos como seria aplicado. Para ter mais conhecimento é só acessar o site. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21147
Como objetivo para esta atividade, esperamos que os alunos pudessem refletir sobre a importância da cultura popular e discutir a diversidade de provérbios existentes e a sua utilização no dia a dia.
Iniciamos a aula mostrando uma imagem referente aos provérbios, discutimos com os alunos seu conceito, em que situações são utilizados e interpretamos seu significado em relação a nossa vida. Em seguida, apresentamos um slide com todas as informações sobre os provérbios, tipos, situações de uso, significado. PROVÉRBIOS-SLIDE.pptx Depois, solicitamos que os alunos lessem em voz alta os 4 provérbios que eles pesquisaram em casa para trazer para a nossa aula.
¢  Antes tarde do que nunca.
¢  Aqui se faz, aqui se paga.
¢  Cada macaco no seu galho.
¢  Quem tem boca vai a Roma.
¢  Em casa de ferreiro espeto de pau.
¢  Uma andorinha só não faz verão.
¢  Quem com ferro fere com ferro será ferido.
¢  Pólvora perto de fogo incendeia.
¢  Quem fala mal dos outros, na tua presença, na tua ausência falara mal de ti.
¢  O melhor remédio e o tempo.
¢  Melhor um covarde do que um herói morto.
¢  Nem tudo que reluz e ouro.
¢  Briga de marido e mulher ninguém mete a colher.
¢  Não há rosas sem espinho.
¢  O seguro morreu de velho.
¢  A noite e boa e conselheira.
¢  A mentira tem pernas curtas.

Após anotar e ler os provérbios trazidos pelos alunos, explicamos que o estudo dos provérbios recebe o nome de Paremiologia, que representa a sabedoria e a cultura do povo. Que ao longo dos anos eles vão se modificando e sendo parodiados. Para explicar, exibimos um vídeo do youtube que explica na prática como é feito.
Dando continuidade, explicamos as duas atividades que eles iriam fazer.  A primeira, seria criar uma tabela, para a partir do provérbio dado, colocarem a situação de uso e o significado. Veja:


Provérbio
Situação de uso
Significado
Rir melhor, quem rir por último


Casa de ferreiro, espeto de pau


A justiça tarda, mas não falha


Pau que nasce torto, morre torto.


Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no outro.




A segunda seria ensiná-los a fazer um slide. Primeiro pesquisaram na internet algumas imagens e depois explicamos os procedimentos para eles criarem seus slides.
Por fim, passamos em Power point uma atividade com imagens para eles descobrirem o provérbio correspondente. Depois solicitamos que avaliassem a aula e selecionamos três para fazermos um vídeo.
A duração desta atividade foi exatamente de três horas. Não vimos nem o tempo passar. Os alunos gostaram, elogiaram nossa aula e falaram que aprenderam muito, apesar do pouco conhecimento que eles têm com a máquina.







Nenhum comentário:

Postar um comentário